terça-feira, 8 de julho de 2008

Colégio "O Reino de Alão"


Esta intervenção incidiu na ilustração dos muros envolventes ao colégio e quinta pedagógica "O Reino de Alão", localizado em alenquer.
A pedido dos proprietários, este projecto teve como fonte de inspiração - tal como o proóprio nome do colégio - a lenda do nascimento da vila de Alenquer , e que abaixo se transcreve:

"Conta a tradição que na manhã do dia em que teve logar o combate final, indo o rei christão com seu sequito banhar-se no rio e fazer suas correrias, notaram que um cão grande e pardo que vigiava as muralhas e que se chamava «Alão», calou-se e lhes fez muitas festas. El rei tomando isso por bom presagio mandou começar o ataque dizendo «Alão quer», palavras que serviram de futuro appellido á villa. A batalha foi sanguinolenta e renhida e os cavalleiros christãos fizeram prodigios de valor. Especialmente no postigo proximo aonde estava a egreja de S. Thiago a lucta foi renhidissima, mas os portuguezes inspirados pela fé que S. Thiago em pessoa pelejava na sua frente, venceram todos os obstaculos e tomaram a praça. Há uma segunda tradição que diz que o cão «Alão» era encarregado de levar as chaves na boca todas as noites pela muralha fora até à casa do governador e os christãos aproveitando os instinctos do animal prenderam uma cadella debaixo de uma oliveira à vista do cão que subjugado por sentimentos amorosos galgou os muros, entregando assim as chaves aos portuguezes. Se estas tradições tem fundamento não sabemos, mas são muito antigas e é certo que as armas da villa são um cão pardo preso a uma oliveira o que parece confirmar a tradição."

Guilherme João Carlos Henriques, Alenquer e seu concelho, 1873

Acrílico sobre parede, por Paulo Galindro, em Julho de 2007

2 comentários:

MORANGUINHA disse...

boa tarde, adorei o vosso trabalho.
gostaria que me dissessem onde está localizado este colegio(se pudessem enviar a morada agradecia).
obrigada e continuem o bom trabalho.
o meu mail é claudiab35@gmail.com

Anónimo disse...

Olá o meu filho frequenta este colegio apenas à alguns meses e gostaria de dar os parabéns pois o vosso trabalho possibilita que as criança vivam no Mundo da Imaginação. Quase todos os dias o meu filho de 2 anos diz "Anda, Mãe vamos ver o cão!" repete esta frase com alegria todos os dias.
Votos de muitos sucessos MP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...