domingo, 4 de abril de 2010

Em Itália #5: Terra de Siena queimada


´





























Agora percebo a razão do nome do famoso pigmento que deu origem à cor Terra de Siena Queimada. Siena é uma jóia feita de um 1.000.0000 de tons ocres, castanhos, verdes, amarelos... uma patine de cores queimadas pela passagem dos tempos e do tempo.
É uma cidade tão pequena que se pode conhecer num dia, e no entanto, percorrer as suas ruas labirínticas  é uma fonte de prazeres sensoriais inesgotável... sinto que poderia aqui viver um ano e continuar a ser uma surpresa deambular por aqui. Mas desenganem-se se pensam em grandes revelações visuais ou em monumentos inesquecíveis... Siena é feita de pequenos pormenores, de recantos que só se desvendam a quem os merecer... é feita de cheiros, dos aconchegos das suas lojas de produtos alimentares.... é feita de toque, de texturas e irregularidades, de paredes tortas e janelas que as furam, aperaltadas com flores, estendais e cortinas que nos convidam a conhecer quem vive por detrás delas. É feita de subidas e descidas tão íngremes que quase precisamos de um Sherpa para as subir ou descer, respectivamente. E é feita de caracóis. Isso mesmo... caracóis. Há figuras de caracóis por todo o lado. Ainda não descobri o porquê, talvez seja um símbolo para a cidade, decorrente da sua história. Mas para mim, basta-me a ideia de que a melhor forma de usufruir este tesouro, é mesmo percorrer o empedrado das suas ruas ao ritmo de um caracol.

Assim terminámos a nossa pequena visita a este belíssimo país. Daquilo que tínhamos programado, algumas coisa ficaram por ver. Mas não nos importamos porque sabemos com toda a certeza de que voltaremos aqui.

Paulo Galindro

4 comentários:

RuAn disse...

Acho que regressar a Itália não é difícil e um formoso pais com um forte carácter. Alédome (contentome?) de que ficásseis contentes com a vossa viagem. Cumprimentos e apertas.

Coido que regresar a Italia non é difícil e un fermoso pais con un forte carácter. Alédome de que ficásedes contentos coa vosa viaxe. Saúdos e apertas

Pintarriscos disse...

É pena ser tão caro. Muito mais caro que a Escócia, e a Escócia não é um país barato!
Abraço RuAn

Pintarriscos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pintarriscos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...