terça-feira, 14 de setembro de 2010

Uma ilustração para ajudar a Ajudaris: "A menina invulgar"

"A menina invulgar"
Técnica mista sobre MDF
43x19 cm




Pelo segundo ano consecutivo, vários ilustradores contribuiram voluntariamente com o seu trabalho na angariação de fundos para a Associação Ajudaris, uma associação sem fins lucrativos cujo objectivo é a promoção de diversas actividades de carácter social e humanitário, que contribuam para o atenuar dos graves problemas existentes na Sociedade actual, indo actuar em áreas tão específicas como a do auxílio no combate à pobreza persistente e às novas formas de exclusão social, bem como, visando a criação e manutenção de diversas Respostas Sociais. A cada um dos ilustradores coube ilustrar um conto escrito por um grupo de crianças de uma determinada escola, a publicar em livro. Este ano, a minha história foi esta:

"A menina invulgar"
Um conto escrito pelos alunos do 4º ano do Colégio de Nossa Senhora da Bonança


Era uma vez uma linda árvore onde nasciam frutos e pássaros de várias cores. Num dia normal, igual aos outros, nasceu um pássaro novo: a sua cor era verde.
Passaram vários anos e o pássaro foi crescendo. Aprendeu a cantar, dançar, falar, andar e a voar.
Numa sexta-feira, a árvore, que era a mãe do pássaro, foi às compras. Nessa altura, o pássaro estava a dormir e acordou com bastante fome. Não havia nada para comer, pois era a mãe que lhe dava a comida. Olhou à sua volta e viu uma bela pêra caída no chão. Não sabia se a pêra era boa, mas com a fome que tinha, não hesitou. O sabor da pêra era estranho.
– Mmmm... que sabor é este? Sabe a... a... já sei! A uma espécie de côco com baunilha! Mas se tirar a parte amarga, até é bom! – gritou o pássaro.
De repente, sentiu algo estranho a acontecer. Olhou para as águas do rio e viu uma linda menina com cabelos verdes e olhos azuis.
Logo a elogiou:
– Olá! Que linda és! Como te chamas? E por que é que dizes tudo o que eu digo? Como é que sabes o que vou dizer a seguir?
De repente apercebeu – se que era o seu reflexo que via nas águas e depressa exclamou:
- Espera, sou eu!!!!!! O que é que se passa comigo? Sou uma miúda! Mas pelo menos ainda continuo a saber voar! Tenho de ir contar à mãe.
A dona árvore chegou das compras cheia de sacos. Mal viu a menina em frente ao espelho, disse:
– Olá, o que fazes aqui?
– Mãe, sou eu, o teu filho! - respondeu o pássaro.
– Mas o que te aconteceu, filho? – disse a mãe árvore preocupada.
– Estava cheio de fome e vi uma pêra, então comi-a. Sabia-me a côco com baunilha. Quando acabei de comer, transformei-me em menina! – gritou o pássaro aflito.
– Não te preocupes, filho ou filha, eu vou sempre amar-te da forma que és! – disse a mãe orgulhosa.
Passados alguns anos a menina pássaro ia todos os dias sentar-se num ramo da sua mãe e conversar com ela.

2 comentários:

Qual Albatroz disse...

Paulo, ficou brilhante!
Estás a ver? Eu disse!

Célia Fernandes disse...

que coisa preciosa!
dar, ajudar e partilhar são coisas maravilhosas :)
Parabéns e muito obrigada Paulo :)*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...