sexta-feira, 6 de setembro de 2013

3 anos e um monte de pêlo no chão




Hoje a Skye faz 3 anos. De acordo com as tabelas de conversão, deve ter o equivalente a uns 28 anos humanos. Mas só de acordo com essas tabelas, porque em termos de doidice, não é muito diferente de quando tinha 3 meses e media uns meros centímetros, e tinha este aspecto.

Mas acima de tudo... é uma amiga do caraças. Mais inseparável que uma sombra.

Na verdade, já nem me lembro como é que é viver numa casa sem pêlos no chão. Sem o barulho das unhas dela no chão. Sem a sua omnipresença aconchegante e silenciosa. Sem a molas da roupa roídas. Sem os sons que faz quando sonha. Sem a imagem dela na varanda à espera que eu saia do autocarro quando venho do trabalho. Sem as muitas centenas de quilómetros que já corremos juntos. Sem a lambidelas nos dedos dos pés e no nariz quando adormecemos no sofá. Sem os passeios nocturnos e a luzinha que usa nas costas. Sem as aspiradelas que ela faz ao chão sempre que jantamos e das quais nem uma partícula de comida que ali caia se escapa. Sem as fungadelas quando está zangada. Sem a companhia que me faz quando vou fazer surf, ao ponto de até já ter ido ter comigo lá longe no mar, enquanto eu esperava a próxima onda. Sem as sessões de "SKYEte" no paredão de Oeiras onde eu e o meu skate somos puxados por ela até velocidades proibidas pelo Código de Estrada. Sem aqueles momentos em que chegamos a casa e nos apercebemos que ela fez alguma traquinice pela forma como se cola ao chão e vai fugindo para baixo da mesa. Sem os valentes cagaços que já nos pregou em termos de saúde, e as noites mal dormidas de preocupação. Sem a loucura quando os putos puxam por ela e a casa mais parece saída de um filme surreal de Fellini. Sem as idas à sucapa ao lixo.

Sem os dias em que já me perguntei onde é que estava com a cabeça para voltar a ter um cão.

E acima de tudo, sem os dias em que percebi exactamente onde estava com a minha cabeça e o meu coração quando decidi voltar a ter um cão, o enrolei numa toalha, e fiz uma surpresa aos miúdos, que tinham acabado de sair da escola.

"É um mano?!?!?!?"... perguntaram desconcertados na altura, quando viram o vulto escondido.




Sim, João e Miguel... de certo modo foi um mano... ou melhor... uma mana!











3 comentários:

Anónimo disse...

Tão linda...
Adorei o texto. Adoraria ter tambem um companheiro fiel destes!
Rosa

Anónimo disse...

Parabéns Skye estas muito bonita e esperta, só não gosto quando estas sempre a lamber as minhas mãos, faço votos que tenhas um dia muito feliz.

Anónimo disse...

Parabéns Skye estas muito bonita e esperta, só não gosto quando estas sempre a lamber as minhas mãos, faço votos que tenhas um dia muito feliz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...